top of page

Como montar uma Equipe Missionária

Atualizado: 21 de fev. de 2022

É fundamental trabalhar em prol do desenvolvimento de uma equipe missionária, pois são elas as responsáveis pelo apoio, mobilização e conexão da igreja com os irmãos que estão no campo e com os diferentes projetos ao redor do mundo.


Através dessas equipes, as Igrejas podem fornecer o apoio necessário na realização de ações missionárias e mobilizar mais pessoas em oração e campanhas especiais em prol de missões, ampliando a participação dos cristãos nesse trabalho tão importante.

Para te ajudar a fazer isso, preparamos este artigo especial sobre o assunto!


Por que montar uma equipe missionária?

– independentemente de seu tamanho – para assim, de maneira mais eficiente, ajudar na ampliação da visão missionária dos crentes.


Por incrível que pareça esse tipo de pergunta é muito comum no meio cristão. Nem todos entendem a real importância de montar essas equipes. Para muitos deles, é apenas mais um grupo ou cargo na igreja.


Mas a verdade que a criação de um departamento de missões é muito mais do que isso!

Trata-se de cumprir o mandamento do Senhor, como Ele bem disse em:

“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos’.” Mateus 28:18-20


“E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.”

Marcos 16:15

E para não deixar dúvida, Ele ainda repetiu esse comissionamento em Atos 1:8 , antes de ascender aos céus.


“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra"


Ele mesmo fez questão de reforçar aos seus discípulos a importância de fazer a boa nova se espalhar por todo canto do mundo. Ele comissionou todos ao anúncio do evangelho ao mundo.


Portanto, criar um departamento de missões não é sobre mais um grupo na Igreja. Pelo contrário, é a sua resposta diligente para organizar da melhor o trabalho em conjunto com outros irmãos locais e diferentes regiões do mundo.


A missão é mais do que algo local. É nacional, é mundial, é um trabalho com frutos eternos.


Enquanto você mobiliza pessoas pela obra missionária, seja para anunciar a boa nova em alguma cidade, se engajar em oração ou para contribuir com recursos, está se conectando com a Igreja de Cristo espalhada no mundo.


Esse trabalho conjunto fortalece, encoraja, ampara, se torna um com a igreja local e com seus irmãos enviados à pregação do evangelho ao mundo.


Outro ponto muito importante é a forma como o comissionamento foi feito pelo Senhor. Ele sempre enviou grupos de pessoas para o anúncio da sua mensagem. Ele mesmo mostrou como deveriam sempre trabalhar em equipes formadas por pessoas com profunda devoção e amor pelo Senhor e sua obra.


Esta é uma regra da qual não podemos fugir!


Agora que já entendeu as razões de montar essa equipe, chegou a hora de finalmente conhecer as etapas para criar esse departamento.


Como montar uma Equipe Missionária

Para conseguir criar o departamento de missões, três etapas podem te ajudar:


1. Oração

Como bem descreve Paulo aos Timóteos:

“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças, em favor de todas as pessoas;” 1 Timóteo 2:1


Se você sente que deve iniciar esse trabalho na sua Igreja, ore.


Ore ao Senhor pedindo que esse desejo cresça no coração de outras pessoas e, sobretudo, da liderança local. Esse apoio é fundamental para o trabalho acontecer e crescer!


Ore também pedindo estratégias ao Senhor. Peça por clareza e sabedoria para os trabalhos que serão realizados. Busque entender o que fazer e como desenvolver cada ação missionária.


2. Busca por pessoas com chamado missionário

Depois que passar pela fase da oração e tiver a liberação da sua liderança local, chegou a hora de formar essa equipe. Inclusive, pode aproveitar esse contato com o pastor para pedir indicação de irmãos que têm esse chamado ou vocação missionária.


Converse com membros da sua igreja e compartilhe com eles o desejo do seu coração, a importância do comissionamento missionário e deixe que o Espírito o atraia para esse trabalho com você.


3. Comunicação clara das responsabilidades da equipe

É fundamental que todos entendam o papel do departamento para que o trabalho funcione corretamente. Para isso, todos devem conhecer as atribuições do setor e estar devidamente engajados nas atividades da equipe.


As principais responsabilidades da equipe de missões são:

· Elaboração e gestão da programação missionária da igreja local

· Ensinos sobre missões com base nos ensinamentos bíblicos

· Definição das estratégias para a expansão da obra missionária.

· Mobilização missionária da igreja em missões, ações missionárias locais e campanhas nacionais.

· Compartilhamento de notícias do campo e informações sobre o avanço da obra missionária na cidade, no estado, no Brasil e no mundo.

· Promoção de campanhas de intercessões, encontros de missões, cultos alusivos a missões, entre outros.

· Treinamentos preparatório para vocacionados ao trabalho missionário.


Seguindo essas etapas, com certeza você vai conseguir montar uma bela equipe de missões e mobilizar mais cristãos para esse tipo de envolvimento missionário.


Que Deus te abençoe nessa jornada de fé e amor pelo evangelho!


Secretaria Nacional de Missões


ENDEREÇO

Av. Vicente de Carvalho, 1083 

Vila da Penha - Rio de Janeiro - RJ

CEP: 21210-000

REDES SOCIAIS

CONTATO

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • TikTok

(21) 3351-3387

  • Whatsapp
bottom of page