top of page
globo mundo.jpg

Povos não alcançados

O termo povos não alcançados defini exatamente um grupo de indivíduos no qual não há uma comunidade local de crentes (cristãos) capazes de evangelizá-lo. Muitos destes grupos não tem conhecimento de quem é Deus. Não conhecem a Jesus, seu filho e desconhecem a necessidade de salvação. Alguns destes grupos não tem sequer uma estrutura de linguagem escrita formada, não leem nem escrevem em seus próprios idiomas. Já outros possuem uma bem dividida estrutura social, dominam a escrita e possuem uma forte e milenar estrutura religiosa.

Conheça alguns dos povos

Acehnese

WV_Sumatra_map_PNG.png

Os orgulhosos muçulmanos da Sumatra

 

O povo acehnese mora na província de Aceh, na ponta do extremo Norte de Sumatra, Indonésia. Há 13 séculos, comerciantes do oriente médio viajavam para Sumatra trazendo suas mercadorias a fim de trocá-las por seda e pimenta. E esses comerciantes trouxeram consigo a fé muçulmana. Com o passar dos anos, este povo adotou o islamismo como sua própria religião. Eles têm Aceh como a "varanda de Meca". Um dos deveres dos muçulmanos é, ao menos uma vez na vida, fazer uma peregrinação a Meca, a cidade mais santa do islã, na Arábia Saudita. O povo acehnese, muçulmanos devotos, costumavam fazer longas viagens por mar, mas agora costumam ir de avião. A maior parte da população da Indonésia é de muçulmanos, mas o povo acehnese sente que muitos deles tem permitido que outros costumes entrem em suas vidas e enfraqueçam sua fé. Eles sentem muito orgulho por serem muçulmanos e possuem suas próprias escolas e universidades muçulmanas.

 

Você pode orar pelos acenheses

 

Querido Jesus

 

1 ajuda os cristãos de outros países que vivem e trabalham em Aceh a serem sábios e corajosos para pregar a tua Palavra.

2 Que cada Acehnese, ao viajar para outros lugares, encontre cristãos amáveis que sejam gentis e mostrem a eles o quanto são importantes para o Senhor.

3 Usa os exemplares do Injil e do Novo Testamento para trazer o povo Acehnese ao teu conhecimento.

4 Ajuda aos poucos cristãos do povo acehnese a serem sempre autênticos, mesmo quando maltratados devido a sua fé.

5 Quebra os poderes do islamismo em suas vidas.

6 Ajuda as pessoas que estão preparando programas de rádio cristãos a fazerem de maneira tão interessante, que muitos tenham o desejo de ouvi-los.

7 Que o teu Espírito Santo lhes mostre que, embora o islamismo ordene a obediência as suas leis, não pode dar a eles o poder de mantê-las.

 

O livro proibido

 

Que livro é este que você está lendo? Deixe-me ver! - Ahmat tentou esconder o livro, mas seus amigos o tiraram dele e o disseram: Ei, é um livro cristão! Onde o conseguiu? Você sabia que será punido se for pego com ele, e o livro será queimado? Nós povo Achnese, somos muçulmanos e todos os dias declaramos nossa fé quando repetimos: "Não há Deus além de Alá"! Os cristãos dizem que adoram a um Deus, mas também dizem adorar Deus pai, Deus filho e Maria. Devolva o livro _ ordenou Ahmat _ Ele faz parte do Injil (o Evangelho) e conta a história de Jesus.Ele foi muito bom e gentil e ajudou muitas pessoas. Ele curou os doentes e ressuscitou os mortos.São histórias maravilhosas! Jesus deve ter sido uma pessoa muito especial. Não vejo nada de errado em ler um livro como este. Além do mais o Alcorão diz que devemos ler todos os livros santos, até o Injil. Gostaria que alguém pudesse me falar mais sobre Jesus. Tome-o, mas não deixe que ninguém mais veja isto disse o amigo entregando o livro nas mãos de Ahmat. Lembre-se do que eu falei! Ahmat ficou satisfeito por ter o livro novamente. Ele pertencia ao seu irmão. Assim como muitos nativos do povo Acehnese, o irmão de Ahmat havia saído de casa para trabalhar. As mulheres ficam cuidando dos campos de arroz e pimenta, enquanto os homens ganham dinheiro. O irmão de Ahmat foi para Jacarta, a capital da Indonésia. Ele costumava sentir-se só naquele local, até que certa noite no restaurante do hotel, conheceu alguns cristãos indonésios amigáveis. Eles falaram sobre o amor de Deus por ele e o desejo dele de ser seu amigo. Eles o presentearam com aquele livro.

 

Não se meta

 

O povo Acehnese lutou contra os portugueses, ingleses e holandeses que invadiram sua terra. Eles não desejavam ser governados por eles, tampouco assimilar a religião cristã desses países. Eles queriam ser livres Embora os missionários cristãos possam trabalhar em outras partes da Indonésia, este povo nunca permitiu que o Evangelho fosse pregado em sua terra. Apenas alguns se convertem ao cristianismo e vão viver no exterior ou em outras partes da Indonésia. Alguns cristãos residem em Aceh, porém, são provenientes de outros países e de diferentes partes da Indonésia. Igrejas têm sido construídas, mas os Acehneses não estão contentes com isto. Algumas vezes ateiam fogo às igrejas, pois não querem que ninguém do seu povo se torne cristão. Agora você compreende porque Ahmat precisou esconder sua cópia do Injil. Isto significa que devemos esquecer os achneses, ou que Deus deseja que homens e mulheres de todos os povos e nações o sigam? Isto inclui as pessoas de Aceh. Deus tem prometido que haverá acehneses no céu, mas como ouvirão o Evangelho? As suas e as minhas orações farão a diferença!

 

VOCÊ SABIA? São conhecidos menos de cem cristãos entre o povo Acehneses, e a maioria deles vive fora de Aceh.

Balineses

mapa Bali

Os habitantes da Ilha dos Deuses

Linda ilha

Como se pode observar no mapa, Bali é uma linda ilha situada no arquipélago da Indonésia. Ela possui altas montanhas e vulcões, praias com muita areia, flores estonteantes, brancos campos de arroz e milhares de templos ornamentados. Mais de um milhão de turistas visitam Bali anualmente. Não admira que ela seja conhecida como "a ilha dos deuses" ou mesmo "o último paraíso". Pessoas bonitas - Os balineses também são muito bonitos, com sorrisos e expressões gentis. Os turistas adoram vê-los dançar suas danças legong, que contam histórias de deuses e demônios, bruxas e princesas raptadas. As dançarinas são jovens, vestidas em roupas de ouro e escarlate, verde e azul. Em seus brilhantes cabelos negros, elas colocam elaborados ornamentos de um dourado reluzente, decorado com claras flores tropicais. Não surpreende que haja milhares de templos em Bali, pois os balineses são hindus e adoram muitos deuses. Muito antes de tornarem-se hindus, os deuses. Eles os adoravam também, pois acreditavam ser muito importante manter-se fiéis a todos.

 

Convite aos deuses

 

No início de cada ano (o ano em Bali tem apenas 210 dias), os balineses uma festa especial para os deuses. Nesta festa, trazem seus deuses feitos de madeira, pedra e moedas, para fora de seus santuários. Durante dez dias, s pessoas convidam os deuses para se unirem a elas em festas e danças. Ao final, os deuses são colocados novamente em seus lugares.

 

Espírito de ancestrais

 

Os balineses acreditam que os espíritos de seus deuses e ancestrais habitam nas montanhas. Quando constroem seus lares certificam-se de que o aposento contendo o altar do espírito fique voltado para as montanhas. Eles acreditam que o que acontece a eles quando morrem é muito importante. Algumas vezes, a família passa vários anos economizando dinheiro para a construção de uma torre funeral adornada e para realizar a cerimônia de cremação. Somente então a alma da pessoa morta poderá ocupar seu lugar com os espíritos de todos os outros ancestrais nas montanhas.

 

O poder de Jesus

 

Atualmente, não existem muitos cristãos balineses. Algumas vezes, seus vizinhos hindus os maltratam, pois têm medo da fúria de seus deuses, caso resolvam seguir a Jesus. Nyoman, um garoto de oito anos, estava com medo, pois outras pessoas na vila haviam tratado mal sua família por serem cristãos. Por que as pessoas da vila não nos permitem ter água em nossos campos? Eles nunca nos ajudam para que auxiliemos os outros. O que fizemos de errado? - perguntou ele. - As outras crianças caçoam de mim e não brincam comigo. Elas dizem até que uma noite, quando eu estiver dormindo, os deuses virão para punir-se porque não os sigo. Não tenha medo, Nyoman - respondeu seu pai. - Precisamos confiar na ajuda de Jesus. Ele prometeu que estará sempre conosco e que não há poder suficiente para derrotar o seu amor. As pessoas na vila pensam que os deuses estão furiosos porque nos tornamos cristãos. Eles estão fazendo estas coisas para que voltemos a adorar os antigos deuses. Mas nós sabemos que Jesus nos libertou do poder deles, e cuidará de nós, mesmo enquanto estivermos dormindo. Vamos falar com Ele sobre isto e pedir-lhe que acabe com os nossos medos. Em embora os cristãos sejam maltratados com frequência por seus vizinhos hindus, eles desejam que saibam que Jesus os ama. Eles tentam demonstrar isto, ajudando-os de forma prática. Eles também querem que saibam que o Cristianismo não é religião inútil, pertencente às pessoas brancas. Assim, os cristãos estão começando a contar histórias bíblicas à maneira balinesa, com danças e mímicas. Um a um, os balineses estão conhecendo Jesus como o amigo que está sempre ao seu lado. Estas pessoas desejam que muitos balineses descubram que Jesus é muito maior e mais poderoso que as centenas de deuses que guardam em seus santuários e levam suas ocasiões especiais.

 

Você pode orar pelos balineses

 

Querido Jesus

 

1 Por favor, ajuda os cristãos a demonstrarem o seu amor pelos amigos vizinhos hindus.

2 Dá coragem e poder aos balineses cristãos para testemunharem para ti em suas vilas.

3 Ajuda as pessoas balinesas a compreenderem que o Senhor é soberano e mais poderoso que todos os deuses e deusas adorados por eles.

4 Ajuda os cristãos a saberem que os espíritos demoníacos não tem poder para molestá-los quando confiam em ti.

5 Que famílias inteiras venham a crer em ti, para que as crianças possam aprender a confiar em ti e seguir-te quando forem jovens.

6 Que o teu Espírito Santo ajude os grupos que usam as danças e mímicas típicas balinesas para contar a história cristã com clareza. Obrigado pela Bíblia em balinês. Ajuda os cristãos a lerem a tua Palavra e seguirem o que aprenderam.

 

VOCÊ SABIA? Conta uma lenda balinesa que a ilha era plana e nada crescia nela. Quando Java, a ilha vizinha, tornou-se mulçumana, os deuses hindus mudaram-se para Bali, onde criaram montanhas para habitar. As águas da montanha tornaram a ilha fértil.

Bejas

Sudan_(orthographic_projection)_highlighted.svg.png

Escravizados pelo medo e pelo mau-olhado

 

Não Conquistado

 

Mais de um milhão e meio de bejas vivem no Nordeste do Sudão, um país da África. Há mais de quatro mil anos o povo beja vagueia por esta terra seca e desértica e pelo deserto das montanhas do mar Vermelho em busca de pasto para seus rebanhos de camelos, bois, ovelhas e cabras. Este é um local onde a vida é muito difícil. O povo beja é fechado e não faz amizade facilmente com estranhos. Nos distantes pastos egípcios, tanto gregos quanto romanos tentaram conquistá-los, mas sem sucesso. Eles ficaram famosos no século passado, durante um curto período de tempo, quando venceram uma batalha contra o exército britânico. As únicas armas que possuíram eram lanças e paus. Logo os fuzzywuzzies, como eram chamados carinhosamente devido ao seu cabelo frisado, foram esquecidos.

 

Medo do mau-olhado

 

O povo beja é mulçumano há mais de oitocentos anos. Muitos poucos entre eles realmente compreendem a fé mulçumana, ou oram e jejuam como mandam as leis da religião. Ao contrário, a maioria deles seguem suas velhas crenças e costumes. Eles têm medo de mau-olhado e dos jinns (espíritos maus), os quais, acreditam, desejam molestá-los e trazer-lhes enfermidades. Eles são escravizados pelo medo, pela superstição e pela fome. A vida é muito difícil para os bejas. Apenas alguns dentre este povo já se tornaram cristãos. Em 1978, pela primeira vez, alguns missionários cristãos receberam permissão para iniciar um trabalho médico entre eles. Você acha que ficaram agradecidos?  Não! Logo, o ovo local forçou a saída dos missionários. A equipe missionária iniciou novamente seu trabalho em outra área. Mais uma vez foram obrigados a partir. Jesus morreu tanto pelo povo beja quanto por você e por mim. Ele promete libertá-lo de suas superstições, medo e maus espíritos que tanto os escravizam. Será que ouvirão a mensagem de Deus? Será que se converterão a Jesus?

 

Você pode orar pelo povo beja

 

Querido Jesus

 

1 Por favor, ajuda o povo beja constantemente faminto, devido à seca e à fome.

2 Que muitos trabalhadores cristãos encontrem maneiras de ajudá-los e mostra-lhes que o senhor os ama e não os esqueceu.

3 Ajuda-os a ouvir aqueles que pregam sobre o teu amor a eles.

4 Que os que entendem o idioma árabe e possuem rádios cristãos em árabe.

5 Que logo haja programas de rádios cristãos em to-bedawie para que todos possam compreender.

6 Envia pessoas para estudar a língua to-bedawie. Ajuda-os a escrever e então traduzir a tua Palavra para o povo beja.

7 Desperta no povo beja o desejo de aprender a ler e escrever.

 

VOCÊ SABIA? A linguagem beja é muito difícil e nunca foi escrita. isto significa que não existe qualquer tipo de literatura no idioma beja.

Bijagós

ilhas Bijagós.jpg

O povo que acredita em um grande espírito que pune

 

Transformados por Jesus

 

Há quarenta anos, a vila de Ancarave, na ilha de Uno, era como qualquer outra ilha de Bijagós. As pessoas eram doentes e medrosas, e seus animais eram fracos. Isto não era de se surpreender, pois a água utilizada para beber, cozinhar e lavar vinha de um charco. Os feiticeiros faziam oferendas ao iran, mas nada melhorava. Certo dia, alguns visitantes cristãos chegaram à ilha. Vocês não precisam ter medo do iran - disseram ao povo. - Os sacerdotes e feiticeiros oferecem sacrifícios, mas ainda assim vocês ficam doentes e não tem o suficiente para comer. Suas crianças e animais estão estão morrendo. Deus é muito mais poderoso do que qualquer iran. Ele os ama tanto, que enviou seu Filho, Jesus, como sacrifício por vocês. Se confiarem n'Ele, receberão a sua ajuda. Alguns se converteram, e os visitantes ensinaram-lhes como seguir a Jesus. O chefe da vila continuou a seguir os os irans, pois tinha muito medo. Os cristãos queriam ajudar o povo bijago de outras formas, também. Eles traduziram a Bíblia para a sua língua e, no ano de 1973, o Tear Fund ajudou-os a cavar um poço na vila de Ancarave. Que diferença fez a água limpa e fresca em suas vidas! Isto ajudou o chefe da vila a perceber o quanto Deus ama o povo bijago e deseja ajudá-lo. Ele tornou-se um cristão e queimou a todos os seus ídolos. Os cristãos bijagos ficaram tão felizes, que dançaram e cantaram para festejar. Quando as pessoas de outras vilas viram o o que Jesus havia feito pelos moradores de Ancarave, alguns também se converteram. Agora existem cristãos em várias ilhas. Eles são gratos por receberem a ajuda de Deus quando a vida se torna difícil, mas alguns esqueceram como era dura a vida quando estavam sob o domínio do iran. Eles ainda necessitam de missionários, evangelistas e pastores que os ensinem mais sobre Jesus e o amor de Deus.

 

Casa de palha, templos de palha

 

As belas ilhas Bijagós, com suas praias de areia branca, palmeiras e pássaros coloridos, fazem parte da Guiné Bissau, e o povo que vive nelas é chamado bijago. Embora asa ilhas sejam encantadoras seus habitantes são muito pobres. Muitos vivem em casa circulares feitas de barro e com telhado de sapê (palha). As casas são sombrias e algumas aldeias são muito sujas. Há muitos doentes, suas plantações são escassas e o gado é fraco. Os bijagos são animistas. Eles creem num grande espírito que os fez, mas não os ajudam em nada. Em vez disso acreditam que o grande espírito ainda lhes envia castigos e tragédias. Eles constroem templos de barro e sapê muito bem elaborados. No meio de cada templo existe um altar rodeado por fetiches (objetos que são adorados) e esculpido por figuras de deuses. Os bijagos temem o iran (maus espíritos) e esperam que sacrifícios e cerimônias especiais os livre do mal.

 

Você pode orar pelo povo bijagó

 

Querido Jesus

 

1 Por favor, ajuda papa, pastor de Bijagós, a ser um professor fiel e um exemplo para as pessoas das ilhas.

2 Dá coragem aos cristãos para levarem as Boas Novas a todas as ilhas.

3 Ajuda aos novos crentes a conhecer o poder do teu Espírito Santo para que sejam fortalecidos em ti.

4 Que muitos bijagos possam ver-te na vida dos cristãos, e queiram te seguir.

5 Como não tem necessidade a maioria das pessoas do arquipélago de Bijagós não sabem ler a tua Palavra, pois ela mostrará a eles como devem viver.

6 Que muitos jovens bijagos cristãos frequentem a escola bíblica e aprendam como ensinar aos outros a te seguir.

7 Ajuda os cristãos a conhecerem que o teu poder é maior que o poder do iran.

VOCÊ SABIA? A mulher de Bijagós escolhe seu marido e o pede em casamento, oferecendo-lhe comida. Ela constrói a casa e então convida o homem que escolheu para morarem juntos.

Buriates

Sibéria

Budistas na Sibéria

 

Lar na Sibéria

 

A maioria do povo buriate vive ao sul da Sibéria, nos belos vales e montanhas ao redor do lago Baikal, mas alguns vivem na Mongólia e na China. Durante anos, este povo tem criado cavalos e gado. Eles já foram animistas durante certo tempo, mas centenas de anos, desde que passaram a habitar o leste do lago Baikal, tornaram-se budistas. Eles guardaram muito de sua fé animista, assim, as duas religiões se mesclaram. Os garotos costumavam estudar nos monastérios budistas e, frequentemente, tornavam monges. No início do século XX, um em cada cinco homens tornava-se monge. Isto mudou após a Revolução Russa. Ao final dos anos de 1930, nenhum monastério permanecia aberto.

 

Porque ajudar a República da Buriatia?

 

Em 1817, três missionários ingleses viajaram para a permissão do próprio czar da Rússia. Ele deu-lhes até mesmo terra e dinheiro para ajudá-los em seu trabalho entre o povo buriate. Porque vocês querem ajudar o povo buriate? - queriam saber os russos, habitantes da região. -Nós, certamente, não nos importamos muito com eles! Os nativos do povo buriate também queriam saber por que os missionários estavam lá. Enquanto lá estiveram, os missionários traduziram toda Bíblia para a língua buriate. Infelizmente, as Escrituras já foram mudadas muitas vezes e agora, ninguém pode ler aquela tradução. Alguns poucos se converteram, e, e 1841, o czar ordenou que os missionários partissem. A Igreja Ortodoxa russa estabeleceu sua Buriatia e construiu igrejas. Ainda assim, o povo não se tornou cristão.

 

Você pode orar pelo povo Buriate

 

Querido Jesus

 

1 Por favor, mostra ao povo buriate que, por mais que tentem, não poderão tornar sua vida futura melhor que esta, pois não existe reencarnação.

2 Mostra que Dalai Lama não é deus. Ele é apenas um homem.

3 Ajuda os cristões a fazerem amizade com o povo buriate, e dizer a eles que o Senhor os ama e veio para libertá-los o pecado.

4 Que as cuidadosas vidas dos cristãos que vivem na região falem aos corações de seus habitantes.

5 Ajuda os que estão fazendo uma nova tradução da Bíblia. Que usem palavras de fácil compreensão a todas as pessoas.

6 Obrigado pela liberdade religiosa. Que muitos possam escolher seguir a ti.

7 Que conheçam que só tu és Deus, e que o Senhor deseja ser um amigo especial para cada um deles.

 

VOCÊ SABIA? A República da Buriatia é, em tamanho, duas vezes maior que a Inglaterra, porém existem oito vezes mais pessoas morando em Londres que em toda a república?

 

 

Fonte: Você pode mudar o mundo - Daphne Spraggett e Jill Johnstone – CPAD

bottom of page